A História está cheia de casos sobre exércitos pequenos e mal equipados que derrotaram exércitos maiores e muito melhor equipados. A narrativa destas batalhas conta como as guerrilhas enfrentam uma guerra.
Existem casos semelhantes no mundo dos negócios. Um exemplo disso é "O Homem de Marlboro". Antes do surgimento dele, a marca de cigarros Marlboro ocupava o 31º lugar no ranking - quase o fundo do poço. Após a introdução do novo personagem e uma campanha de guerrilha para promoção da marca, Marlboro se tornou a marca nº1 na multi-bilionária indústria de cigarros americana.
Pode surpreender o número de "grandes empresas" que iniciaram a luta como pequenas empresas. A história da ascensão destes ícones é a história do marketing de guerrilha. Até 1984, os princípios do marketing de guerrilha eram conhecidos por um grupo seleto de pessoas no mundo. Eles ciosamente mantiveram em segredo esta informação num fervor quase fanático. E quem vai culpá-los? Se você detivesse algum conhecimento especial, que lhe permitiu ascender ao topo na sua área de atuação profissional, você gostaria que ele se tornasse público? Claro que não!
O equilíbrio de forças foi dramaticamente prejudicado por um gênio de marketing, chamado Jay Conrad Levinson - indiscutivelmente um dos mais respeitados homens de marketing no mundo.
Ele é o homem que cunhou o termo "marketing de guerrilha" e apresentou estes segredos aos comuns. Seus conceitos têm tanto êxito que ele já publicou 27 livros sobre o assunto (em 37 idiomas). Os livros de Jay Conrad Levinson são leitura obrigatória na maioria dos mais respeitáveis programas de MBA no mundo, e ele é hoje o autor de livros empresariais mais amplamente lido e respeitado no mundo. E ele fez tudo isso "do nada". Quer dizer, o sucesso da marca "Marketing de Guerrilha" é um testamento dos mesmos princípios que o próprio Jay ensina.
Tanto é assim, que ele também é um dos criadores do Homem de Marlboro. (Pense o que você quiser sobre a indústria de cigarro, mas você não pode negar o poder do marketing atrás de Marlboro - sem sombra de dúvida a campanha de marketing mais próspera da história e a marca mais reconhecida no mundo.
Então, afinal, o que é o Marketing de Guerrilha?
Vejamos um segmento do novo livro de Jay "Marketing de Guerrilha para o Novo Milênio" para descobrir que:
. "Marketing é absolutamente todos os mínimos contatos que qualquer parte de seu negócio tem com qualquer segmento de público. A tática de Guerrilha vê o Marketing como um círculo que começa nas suas idéias para gerar lucro e continua com a meta de acumular o maior número possível de clientes que retornam e que indicam seu produto ou serviço.";
. "As três palavras chaves no parágrafo acima são todos, retornar e indicar. Se seu marketing não é um círculo, é uma linha direta que conduzirá sua empresa diretamente à bancarrota.";
. "De que forma o Marketing de Guerrilha é diferente do Marketing Tradicional? Marketing de Guerrilha significa estratégias pouco convencionais, nada tradicionais, que não estão no manual e são extremamente flexíveis. São dezoito aspectos, citados por Jay, que fazem a diferença entre o Marketing de Guerrilha e o Marketing tradicional, e que você encontrará no livro recentemente publicado por ele e que não está a venda nas livrarias, somente na Internet."
As táticas de Guerrilha aplicam-se totalmente aos negócios eletrônicos pois a Internet não é apenas um novo campo de batalha para o Marketing de Guerrilha, mas o seu derradeiro.
Surgiram, nos últimos 5 anos, mais casos de pequenos empresários que obtiveram um mega-sucesso, que em toda a história do mundo dos negócios. E existem nitidamente dois fatores que influenciaram mais que qualquer outro para que isto ocorresse:
1. A Internet;
2. O Marketing de Guerrilha.
A razão para que grandes empresas ainda não tenham estourado online é porque eles não são pensadores de guerrilha. Estas grandes, inchadas pela burocracia, são lentas e emperradas no seu modo de ser. Isto significa que alguém como você pode entrar na competição online e ultrapassa-las. Cada vez mais as Grandes Empresas estão contratando pequenas empresas para ensina-las a fazer negócios online - os papéis se inverteram.
Assim, comece a pensar já como um guerrilheiro. Você está em vantagem - tudo o que você precisa é aprender e executar. Para começar seu ataque de guerrilha, adquira um plano fácil de seguir e que demonstrará passo-a-passo a essência do Marketing de Guerrilha, o novo livro de Jay Conrad Levinson.
*artigo de Mark Joyner, CIO da Aesop Marketing Corporation's.