O que é marketing?
Os dicionários definem marketing como "a oferta de mercadorias ou serviços de modo a atender às necessidades dos consumidores".
Por essa definição, marketing compreende descobrir os desejos do cliente, fazendo com que os produtos de uma empresa atendam a essas exigências. Essa é uma definição mecanicista, que não apreende o espírito do conceito e sim o movimento mecânico dos processos de regulação de mercado.
Segundo essa abordagem, marketing bem-sucedido significa ter o produto certo disponível no lugar e no momento certos e assegurando que o cliente tenha consciência disso. Parece fazer sentido, mas isso não explica o que é marketing, apenas explica precariamente como ele funciona. É como você pedir para alguém explicar o que é uma televisão e o interlocutor dizer: "você liga a tomada na corrente elétrica, aperta o botão do play e espera um segundo até que a imagem apareça".
Na verdade, marketing é interação, é troca; e trocas acontecem entre equivalentes. Para que haja marketing, é preciso que os agentes queiram trocar entre si equivalentes em um ambiente (mercado) regulado pela relação entre oferta e procura. Os instrumentos de marketing são facilitadores de troca, regidos pelos objetivos de marketing.
O que é um “objetivo de marketing”?
Simplificando: os objetivos são o que queremos alcançar; as estratégias são a maneira como chegaremos lá.
Um objetivo de marketing preocupa-se com o equilíbrio entre os produtos e seus mercados: ele se relaciona a quais produtos queremos vender em quais mercados.
Os objetivos de marketing devem ser definíveis e quantificáveis de modo que haja um objetivo mensurável a ser alcançado.
O que é uma “estratégia de marketing”?
As estratégias de marketing são os meios pelos quais os objetivos de marketing serão alcançados.
As estratégias são os métodos em geral escolhidos para atingir determinados objetivos e designam os meios para que se alcancem esses objetivos dentro de uma escala de tempo definida.
O que é “planejamento de marketing”?
A expressão "planejamento de marketing" é usada para definir os métodos de aplicação dos recursos de marketing para alcançar os objetivos. O planejamento de marketing é usado para segmentar mercados, identificar a posição no mercado, prever a dimensão do público-alvo e planejar uma participação viável de seu produto dentro de cada um de seus segmentos. O planejamento de marketing deverá:
a) fazer melhor uso dos recursos da empresa para identificar oportunidades de marketing;
b) encorajar o espírito de equipe e identidade da empresa;
c) ajudar a empresa a prosseguir na realização de suas metas.
Planos de Ação são os desdobramentos da estratégia?
De certo modo, sim, mas não é um desdobramento mecânico, automático ou irreversível. Uma vez escolhidas as estratégias e táticas gerais para alcançar seus objetivos de marketing, é preciso converter essas estratégias em programas ou planos de ação que irão capacitá-lo a dar instruções claras ao seu pessoal em toda a cadeia de venda. Cada plano de ação deve incluir:
a) Posição atual: onde você se encontra no momento;
b) Objetivos: o que fazer, onde você precisa chegar;
c) Ação: o que você precisa fazer para chegar lá;
d) Pessoa responsável: quem irá fazer o que;
e) Data de início;
f) Data de conclusão; custo orçado.
Como podemos classificar o que se convencionou chamar de “Canais de Marketing”?
Os canais de marketing são todos os meios pelos quais uma empresa faz contato com os clientes potenciais.