A terceira edição da pesquisa Barômetro de Imprensa traz alguns dados interessantes sobre os jornalistas brasileiros. Quinhentos e sessenta e três profissionais de mídia (320 de meios impressos, 111 de veículos online, 77 de TV e 55 de rádio) responderam ao questionário enviado por e-mail, em setembro, aos 39.772 listados no mailing da Maxpress. A pesquisa é realizada bimestralmente pela FSB Comunicações e seu relatório completo está disponível no site Observatório da Imprensa.
Vale a pena olhar de perto alguns dos resultados:
1. A internet ultrapassou o jornal impresso como principal fonte de informação no trabalho dos jornalistas. Para 57% dos entrevistados, sites e blogs da internet constituem as principais fontes de informação usadas cotidianamente no trabalho jornalístico.
2. Apesar da internet, os jornais são lidos diariamente pela maioria dos jornalistas de todas as mídias pesquisadas, em índices superiores a 80%. É a força do hábito, porque na verdade os jornais continuam a ter tiragens baixíssimas no país inteiro. O jornal de maior tiragem no país, a Folha de São Paulo, publica apenas o equivalente em exemplares a 7% da população da cidade onde é impresso.
3. Pela força de sua marca, a Folha de S.Paulo é o jornal mais lido pelos profissionais de mídia em São Paulo: ele foi indicado por 73,1% dos entrevistados, contra 62,7% de O Estado de S. Paulo (cada jornalista podia fazer até duas indicações).
4. No Rio de Janeiro, onde a tiragem dos jornais vêm sofrendo o maior refluxo dentre as capitais mais influentes, o preferido é O Globo (69%) e Folha aparece em segundo lugar, com 32,2% das indicações.
5. Nos resultados apurados com os 208 jornalistas entrevistados nos demais estados (excluindo Rio e São Paulo), o nome na liderança é a Folha de S.Paulo, seguida pelo Estado de S. Paulo e pelo Globo.