terça-feira, março 30, 2010

10 mandamentos para fracassar

Livros de negócios em geral deitam receitas de como crescer e obter sucesso. Donald Keough, ex-presidente mundial da Coca-Cola, resolveu subverter essa regra. No livro 10 Mandamentos para Fracassar nos Negócios (Editora Sextante), o autor mostra o que fazer para ir o mais rápido possível para o fundo do poço.


1. Pare de correr riscos
Sobretudo na incerteza. É o oposto do que fez a Coca-Coca durante a Grande Depressão. A empresa investiu pesado em comunicação e criou um ícone que aumentou suas vendas e a de milhares de empresas até hoje - o Papai Noel gorducho, com sua indefectível roupa vermelha (a cor oficial da Coca-Cola).


2. Seja inflexível
Nunca procure outro jeito de fazer as coisas. Na década de 50, por exemplo a Coca-Cola perdeu mercado para a Pepsi ao insistir em um formato único de comercializaçao: a garrafinha de vidro de 185 mm.


3. Isole-se
Não é difícil criar uma caixa e se enfiar dentro. Consiga uma sala grande e afastada e depois feche bem a porta.


4. Acredite que você é infalível
Jamais admita um erro. Os clientes costumam ser encrenqueiros. Você sempre poderá responsabiliza-los por algo que não deu certo.


5. Ultrapasse o limite da irresponsabilidade
Em vez de se perguntar "isto é certo?", pergunte "será que dá pra fazer isso sem ser apanhado?".


6. Não pare para pensar
Evite analisar os erros e não os analise. Assim, continuará comentendo-os no futuro.


7. Confie cegamente nos especialistas
O que não falta no mundo são vigaristas gentis, agradáveis e bem vestidos dispostos a lhe vender soluções milagrosas para tudo.


8. Ame a burocracia
Assegure-se de que as regras e as rotinas sufoquem a criatividade dos funcionários.


9. Envie mensagens confusas
Mantenha uma comunicaçao de duplo sentido com seu pessoal, fornecedores e clientes.


10. Tenha medo do futuro
Mesmo que não existam temores reais no horizonte, crie-os. Coisas ruins acontecem o tempo todo, em todo lugar.